O COMEÇO

A Universidade de Tecnologia Mecânica, Industrial e Biomédica - UTMIB, sediada na cidade do Rio Grande/RS, foi inaugurada em 1980, pelo Médico e Professor Frank Stein, descendentes de judeus, que haviam emigrado para o sul do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. 
O objetivo da universidade era auxiliar, com seus cursos e pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias que fomentassem a industrialização da região sul do Rio Grande do Sul, a formação de mão de obra qualificada, visando preparar a cidade para o advento de um período de grande exploração da área naval, que o Dr. Frank Stein predisse que iria acontecer na região em pouco mais de vinte anos, bem como incentivar a pesquisa na área da biomedicina, conhecimento que ele acreditava que teria grande importância para o tratamento de diversas enfermidades ao longo do século XXI.
A maior preocupação do fundador da Universidade era garantir que tais conhecimentos pudessem ser obtidos através do exercício ético da ciência, de forma que as pesquisas e a criação de máquinas e tratamentos não desconsiderassem nem agredissem o sistema ecológico já tão degradado de Rio Grande, tornando a exploração de seus recursos naturais e humanos sustentável. 
Dr. Frank teve um único filho, Vitor Stein, graduado em Medicina e Biologia, Especialista em Farmacologia, e Dr. em Biomedicina. Vitor sempre desejou comandar o Império erguido pelo pai, composto pela Universidade, Clínicas Médicas, com sede e filiais em Rio Grande, Porto Alegre e Santa Catarina, duas pequenas fábricas de metalurgia naval, uma em Rio Grande e outra em Pelotas, e outros empreendimentos na área farmacêutica.
Em 1995, Dr. Frank Stein faleceu subitamente, tendo como ‘causa mortis’ um ataque cardíaco fulminante. Seus colegas clamaram por uma investigação da morte de Stein, visto que ele não havia apresentado graves problemas de saúde anteriormente. Contudo, o encarregado do Inquérito Policial fez ouvidos moucos aos apelos e arquivou a investigação.
Começou então uma batalha judicial pela Presidência da Fundação, criada pelo falecido em testamento, e, consequentemente, pela Reitoria da UTMIB, travada entre Vitor e o curador, Dr. Manoel da Costa, (verificar) nomeado para administrar a maioria dos negócios do Dr. Frank. Apenas a administração dos empreendimentos farmacêuticos foi concedida ao único herdeiro de um dos maiores cientistas do Rio Grande do Sul, devendo os demais negócios passarem as suas mãos apenas quando este completasse 50 anos.
Segundo Frank Stein, seu unigênito deveria aprender uma pequena lição de humildade.
No entanto, apesar dos esforços empreendidos e da legislação em vigor, Dr. Vitor Stein conseguiu ganhar a batalha jurídica e entrou na posse e administração de todos os negócios e bens do progenitor, no ano de 2000, ao completar 35 anos.
Para o curador nomeado foi uma perda insuportável, tanto financeiramente, quanto por acreditar que havia falhado com o amigo morto. 
Em seu diário o curador escreveu: “A vitória (que ironia!)de Vitor  muito me entristece. Além de contrariar a vontade do pai, certamente levará a destruição de tudo o que ele construiu. Sinto muito, meu amigo”. 
Foram suas últimas palavras. Manoel da Costa foi encontrado morto uma semana depois, em sua casa no Cassino. Aparentemente havia cometido suicídio.
Como não apareceram interessados em recorrer da sentença favorável a Vitor, este passou a comandar todos os negócios do pai. Apesar da desconfiança do Dr. Frank, seu filho não afundou os negócios paternos. Ao contrário, aumentou os investimentos em setores estratégicos e conseguiu convalidar a importância da UTMIB nas suas áreas de estudo e pesquisa. 
Contudo, não da mesma forma ética exercida pelo pai.
A Universidade de Tecnologia Mecânica, Industrial e Biomédica do Rio Grande passou a realizar parcerias com o governo para fomentar a pesquisa em medicina preventiva, tratamento para transplantes e manipulação genética, bem como para o setor de robótica e criação de equipamentos para a polícia e, por baixo dos panos, para o exército.
NOTAS:
RECURSOS FINANCEIROS: Praticamente inesgotáveis. Como? 
DR. Frank: morte natural?
Dr. Manoel: suicídio?
Dr. VITOR: contatos? Polícia, Judiciário, Governo
ESPOSA/MÃE: desconhecida?
OBJETIVOS VITOR: PLENAMENTE CONHECIDOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário